Associativismo em pauta: proposta de criação de data comemorativa é debatida na Câmara
Na última terça-feira (27/05), a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para argumentar a favor da instituição do Dia Nacional do Associativismo, sugerido para ser celebrado em 15 de julho, data que assinala a fundação da Associação Comercial da Bahia (ACB), em 1811, a primeira do sistema associativo no Brasil.
A solicitação para o debate foi feita pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE), que ressaltou a relevância do associativismo para o progresso econômico da nação. Ele enfatizou que essa iniciativa é o segmento que mais cria postos de trabalho e contribui com tributos no Brasil, tornando-se fundamental para a economia do país.
Ao longo da audiência, líderes empresariais enfatizaram que o associativismo, incorporado em mais de 2.400 associações comerciais no Brasil, desempenha um papel crucial no fortalecimento das empresas locais, no fomento ao empreendedorismo e na promoção do crescimento econômico e social.
Compuseram a mesa o presidente da Associação Comercial da Bahia (ACB), Paulo Cavalcanti; o presidente da Faciap, Flávio Furlan; o presidente da Federaminas, Valmir Rodrigues; e o presidente da FACC, João Porto Guimarães, além de outros representantes do setor empresarial e membros do parlamento.
Anderson Trautman Cardoso, vice-presidente jurídico da CACB, declarou que a criação do Dia Nacional do Associativismo representa um reconhecimento da significância desse setor.
“O associativismo é a força que conecta empresários de diferentes áreas da economia, promovendo crescimento e criação de empregos em todo o país”, disse ele.
A proposta de lei que visa a instituição da data agora seguirá para a tramitação na Câmara dos Deputados.
