CAPITAL CORP. SYDNEY

73 Ocean Street, New South Wales 2000, SYDNEY

Contact Person: Callum S Ansell
E: [email protected]
P: (02) 8252 5319

WILD KEY CAPITAL

22 Guild Street, NW8 2UP,
LONDON

Contact Person: Matilda O Dunn
E: [email protected]
P: 070 8652 7276

LECHMERE CAPITAL

Genslerstraße 9, Berlin Schöneberg 10829, BERLIN

Contact Person: Thorsten S Kohl
E: [email protected]
P: 030 62 91 92

UNECS se reúne com Luiz Carlos Hauly para esclarecimentos sobre Reforma Tributária

UNECS se reúne com Luiz Carlos Hauly para esclarecimentos sobre Reforma Tributária

Notícias

Presidentes das entidades que compõem a UNECS se encontraram virtualmente na manhã desta quarta-feira (23), na segunda reunião do Conselho de Administração da instituição em 2022. O presidente da UNECS e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, conduziu a reunião, que contou com a participação do economista e ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly, especialista em Reforma Tributária.

“Recebemos Hauly, o ‘pai da Reforma Tributária’ para comentar sobre a PEC 110/2019, principalmente do ponto de vista da aceitação por parte da sociedade e pelo Senado Federal. Nesse momento, o que mais preocupa a todos nós é uma reforma que traga segurança”, afirmou José César da Costa ao abrir o encontro.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) iniciou a análise da PEC 110/2019 no dia 16 de março. A matéria simplifica os tributos que incidem sobre consumo e produção, ao criar o modelo dual do Imposto de Valor Agregado (IVA). A proposta institui um IVA Federal – a Contribuição sobre Bens e Serviços, que reuniria impostos arrecadados pela União, como IPI, PIS e Cofins, e um IVA Subnacional – o Imposto sobre Bens e Serviços, que juntaria impostos arrecadados por estados e municípios, como ICMS e ISS. “O principal mérito do IVA é que, quando o imposto chegar ao consumidor final, o varejista, o atacadista, já terão carga tributária neutra. Não ficarão com nenhum centavo de imposto acumulado como ficam hoje”, ressaltou Luiz Carlos Hauly.

O José César da Costa, por sua vez, afirmou que o setor reconhece a dificuldade em se realizar uma reforma dessa magnitude. “Mas é importante que as inovações tragam benefícios mais rapidamente, principalmente em um momento de mudança, como no pós-pandemia”, salientou o presidente da UNECS.

O relator da PEC, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), recebeu mais 28 emendas para análise, em um universo de 251 sugestões, com 67 delas acatadas total ou parcialmente. Para o setor de comércio e serviços, no entanto, o texto ainda não está totalmente de acordo com os anseios do segmento. Para José César da Costa, é fundamental que a PEC 110 seja claramente compreendida pelo setor. “Ainda temos muitas dúvidas e precisamos questionar o que está nos incomodando”, salientou José César.

Momento decisivo – Diante do apelo do presidente da UNECS, Luiz Carlos Hauly se prontificou a promover um encontro entre os advogados tributaristas das entidades da UNECS e o senador Roberto Rocha. “Se vocês acharem que a redação não está boa; se vocês tiverem dúvidas, levo vocês para conversar com a área técnica do Senado para esclarecer que não haverá prejuízo para os empresários”, afirmou o ex-deputado. “Não é mais hora de treino; é hora de jogo final. Aproveitem a oportunidade”, concluiu Hauly.

Presenças – Participaram da reunião, o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD), Leonardo Miguel Severini; o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Galassi; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) Paulo Solmucci; o presidente da Associação Brasileira de Automação para o Comércio (AFRAC), Paulo Eduardo Guimarães; o presidente da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Geraldo Defalco; e o presidente do Conselho Deliberativo da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), George Teixeira Pinheiro.

Diálogos – Também durante a reunião do Conselho de Administração foi anunciada a realização dos Diálogos UNECS com Candidatos à Presidência da República. Para o evento, serão convidados os cinco principais candidatos, que, individualmente, serão entrevistados pelos presidentes das entidades que compõem a UNECS.

Assessoria de Comunicação da UNECS com informações da Agência Senado.