CAPITAL CORP. SYDNEY

73 Ocean Street, New South Wales 2000, SYDNEY

Contact Person: Callum S Ansell
E: [email protected]
P: (02) 8252 5319

WILD KEY CAPITAL

22 Guild Street, NW8 2UP,
LONDON

Contact Person: Matilda O Dunn
E: [email protected]
P: 070 8652 7276

LECHMERE CAPITAL

Genslerstraße 9, Berlin Schöneberg 10829, BERLIN

Contact Person: Thorsten S Kohl
E: [email protected]
P: 030 62 91 92

Em São Paulo, FCS e UNECS se reúnem na 40ª Convenção Anual da ABAD

Notícias
O deputado Efraim Filho (DEM-PB) foi homenageado na abertura da 40ª Convenção Anual do Canal Indireto,
realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD)

Representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) e da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS) se reuniram, na noite desta segunda-feira (9), para a abertura da 40ª Convenção Anual do Canal Indireto, realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) em Atibaia (SP). O evento, que vai até o dia 11 de agosto, conta com a participação de importantes agentes de distribuição de todo o país além de representantes das maiores indústrias fornecedoras do setor para networking, alinhamento estratégico, troca de conhecimentos e fechamento de novos negócios. A ABAD é uma das oito entidades que compõem a UNECS.

Principal encontro de negócios do setor, o evento é parte das comemorações dos 40 anos da ABAD e contou com a presença do presidente da FCS, deputado Efraim Filho (DEM-PB). “A ABAD chega aos seus 40 anos com maturidade e energia para enfrentar desafios futuros. Com a disposição e o pulso firme para uma jornada em um Brasil que traz um cenário ainda mais desafiador”, afirmou o parlamentar, durante a abertura da convenção, ocasião em que Efraim foi agraciado com uma homenagem pela brilhante condução dos pleitos do setor no Congresso Nacional.

Efraim Filho salientou que o Brasil precisa voltar a crescer e recuperar o rumo do desenvolvimento. Para o deputado, a reforma tributária pode ser um dos principais motores que impulsionarão esse objetivo. “Os empreendedores não são os vilões da história, muito pelo contrário, são os heróis da resistência, que fizeram de tudo para deixar as portas abertas e continuar lutando. Esse setor está vencendo e trazendo momentos de esperança para o novo normal que se instalou no país depois da pandemia”, completou.

Da Vitória (Cidadania-ES) e Paula Belmonte (Cidadania-DF) são os relatores do PLP 5/21 nas comissões da Câmara

ICMS – Já a deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF) mencionou a importância do PLP 5/21 para o setor. Paula é relatora da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC). O projeto é de autoria de Efraim Filho e estende, por 15 anos, isenções, incentivos e benefícios fiscais ou financeiro-fiscais vinculados ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Dessa maneira, o PLP 5 iguala a prorrogação de incentivos do comércio com a indústria, vigorando até a aprovação da reforma tributária. “Acredito que, esta semana, já possamos apresentar o relatório na comissão, para que possamos dar continuidade a esse trabalho”, garantiu a deputada.

O deputado Da Vitória (Cidadania-ES), que foi relator do PLP 5/21 na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT), também salientou a importância da proposta para o comércio no país. “O benefício já é concedido à indústria, então por que não dá-lo também aos distribuidores, que ligam a indústria ao comércio?”, indagou o parlamentar. “Quinze anos é um tempo bom para que possamos dar segurança a esses estados que não têm as mesmas condições dos entes desenvolvidos”, concluiu Da Vitória.

Pandemia – Em 2020, a Convenção não ocorreu em razão da pandemia. Este ano, a cerimônia de abertura da convenção contou com a participação de parceiros, entidades e autoridades reunidas em formato híbrido: cerca de 400 convidados presenciais, cobrindo 40% da capacidade do Bourbon Convention Resort Atibaia, que sedia o evento, além de um expressivo número de participantes virtuais. A convenção tem como tema, em 2021, “Agentes de Distribuição Transformando a Realidade do Setor: Estratégia, Planejamento e Inovação”.

Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD, conduziu a abertura do evento que reuniu também representantes de grandes indústrias fornecedoras e parceiros do setor, incluindo os presidentes das 27 Filiadas Estaduais da entidade. “Além de ser um marco importante na comemoração dos 40 anos da entidade, a Convenção responde aos anseios de nossos associados de encontrar novamente seus mais importantes parceiros para alinhamento de estratégias e fechamento de novos negócios”, disse Severini.

Diante dos parlamentares presentes, o presidente da ABAD frisou a necessidade da continuidade das reformas, em especial a administrativa e a tributária. Ao destacar a evolução das pautas nacionais e setoriais que afetam o atacado distribuidor, Severini mencionou o importante trabalho desenvolvido pela UNECS, representada no evento de abertura George Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB); João Galassi, presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e Paulo Eduardo Guimarães Associação Brasileira de Tecnologia para o Comércio e Serviços (AFRAC).

José César da Costa, presidente da UNECS e da Confederação Nacional de Dirigente Lojistas (CNDL) salientou a ativa participação da ABAD nos projetos da UNECS e da FCS. “A UNECS tem trabalhado junto às oito maiores entidades de comércio e serviços, representando, hoje, mais de 70% do PIB nacional. Uma força que gera 25 milhões de empregos de 80% das empresas ativas em todo o Brasil. E a ABAD contribui, diariamente, junto aos projetos de interesse do setor, enfrentando os grandes desafios que nos deparamos hoje”, afirmou.

Presenças – Representando o ministro Paulo Guedes e o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa, o secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação do Ministério da Economia, Jorge Lima, abordou o custo Brasil e a necessidade de desonerar e simplificar as obrigações tributárias do setor produtivo, destacando o impacto imediato e futuro de diversas medidas que estão sendo propostas pelo governo e votadas pelo legislativo. Destacou, ainda, a importância da participação do setor privado, por meio de suas entidades representativas, junto com o Poder Executivo e o Congresso, para fazer caminhar as pautas voltadas ao aumento da produtividade e da competitividade do país.

Além de Efraim Filho, também participaram da abertura os deputados federais Darci Matos (PSD-SC), Gutemberg Reis (MDB-RJ) e Lucas Gonzales (NOVO-MG), todos da FCS; o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen da Silva. Também marcaram presença o presidente da Fecomércio do Espírito Santo, José Lino Sepulcri, representando José Roberto Tadros, presidente da Confederação Nacional do Comércio, Serviços e Turismo (CNC),

Assessoria de Comunicação da UNECS, com informações da ABAD.

Deixe um Comentário