CAPITAL CORP. SYDNEY

73 Ocean Street, New South Wales 2000, SYDNEY

Contact Person: Callum S Ansell
E: [email protected]
P: (02) 8252 5319

WILD KEY CAPITAL

22 Guild Street, NW8 2UP,
LONDON

Contact Person: Matilda O Dunn
E: [email protected]
P: 070 8652 7276

LECHMERE CAPITAL

Genslerstraße 9, Berlin Schöneberg 10829, BERLIN

Contact Person: Thorsten S Kohl
E: [email protected]
P: 030 62 91 92

Paula Belmonte promete rapidez na tramitação de proposta que prorroga incentivos fiscais de ICMS ao comércio

Paula Belmonte promete rapidez na tramitação de proposta que prorroga incentivos fiscais de ICMS ao comércio

Notícias
Paula Belmonte (Cidadania-DF) é relatora do PLP 5/21 na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC).

A deputada Paula Belmonte (Cidadania-DF), integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS), reuniu-se nesta quinta-feira (5) com representantes da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) para tratar do Projeto de Lei Complementar (PLP) 5/21. Durante o encontro, Paula Belmonte assegurou celeridade na tramitação do projeto. “Meu compromisso é que, se não houver problemas, aprovemos o relatório o mais rápido possível”, salientou a deputada, relatora do projeto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara (CCJC).

A proposta estende, por 15 anos, isenções, incentivos e benefícios fiscais ou financeiro-fiscais vinculados ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Dessa maneira, o PLP 5 iguala a prorrogação de incentivos do comércio com a indústria, vigorando até a aprovação da reforma tributária.

O encontro foi conduzido por Leonardo Miguel Severini, presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), uma das oito entidades que compõem a UNECS. Severini destacou a importância da aprovação do PLP 5, destacando que o pleito é reivindicado pelos 27 estados. “A manutenção dos incentivos faz com que se evite uma concentração concorrencial e a formação de monopólio, fortalecendo a economia das pequenas cidades, em todo o país”, afirmou Severini. Participaram também pela UNECS, representantes da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

O PLP 5 é de autoria do presidente da FCS, deputado Efraim Filho (DEM-PB). Em julho, a proposta foi aprovada na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara (CFT), onde teve como relator o deputado Da Vitória (Cidadania-ES), que também é membro da FCS. Na CCJC, comissão onde é analisada a constitucionalidade da matéria, o PLP 5 aguarda o parecer de Paula Belmonte.

O consultor jurídico da ABAD, Alessandro Dessimoni, que também participou da reunião, apontou que mais de 50% da produção industrial escoam pelo comércio, demonstrando a relevância econômica e social do segmento. “A manutenção desses incentivos fiscais tem grande importância econômica e social, dada a relevância da distribuição desses produtos para a sociedade”, disse Dessimoni, que lembrou que a manutenção dos incentivos pode gerar vários efeitos positivos para o setor. “O comércio transfere o benefício desse incentivo fiscal para o preço do produto, por exemplo. Então, quando dispomos da isenção, há também um benefício para a sociedade”, complementou.

Assessoria de Comunicação da UNECS